Notícias


Parceria entre DPERN e Neoenergia Cosern promove substituição de lâmpadas em ação sustentável ineficientes por LED

O projeto visa à melhoria das instalações elétricas, focando na redução do consumo de energia.

30 de Outubro de 2025


Foram substituídas as lâmpadas convencionais ineficientes por lâmpadas em tecnologia LED, de menor potência.

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN) recebeu uma importante ação de sustentabilidade eficientização realizada pela Neoenergia Cosern. Na sede administrativa da DPERN, foram substituídas as lâmpadas convencionais ineficientes por lâmpadas em tecnologia LED,  de menor potência, promovendo uma melhoria significativa na eficiência energética da instituição, sem nenhum custo para a Defensoria.

Essa iniciativa integra o Projeto de Eficientização de Edificações da Neoenergia Cosern, que faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O projeto visa à melhoria das instalações elétricas, focando na redução do consumo de energia. Além da troca das lâmpadas, a ação incluiu medições técnicas para estimar o potencial de economia e orientações sobre o uso racional e seguro da energia. Todos os equipamentos recolhidos serão descartados por uma empresa especializada, dando assim a destinação correta dos resíduos.

A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com ele, a distribuidora visa incentivar o consumo consciente de energia elétrica, reduzir a conta de luz e auxiliar no processo de descarbonização em sua área de concessão.
 
O uso de lâmpadas de LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram, em média, 15 mil horas.

A tecnologia LED também causa menos impacto ambiental, além de que todos os equipamentos recolhidos serão descartados por uma empresa especializada, dando assim a destinação correta aos resíduos.
 
Com essa ação, a DPERN reafirma o compromisso com a sustentabilidade ambiental e o uso responsável dos recursos naturais.


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte não utiliza cookies durante as sessões de uso. O sistema da informação em questão encontra-se totalmente de acordo com a lei 13.709 que dispõe sobre a proteção de dados pessoais na internet. Para mais informações, acesse as nossas políticas de privacidade.