Na última semana, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN) esteve presente nas comemorações em homenagem aos 40 anos da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), realizadas em Brasília. Nas ocasiões, a DPERN foi representada pelo Subdefensor Público-Geral, Marcus Vinícius.
A ANADEP é a associação que representa as Defensoras e Defensores Públicos das 27 unidades federativas. Criada em 1984, trabalha em âmbito nacional pelo fortalecimento e autonomia da Defensoria Pública.
Jantar de comemoração
Na noite da quarta-feira (10), mais de 200 pessoas participaram de um jantar especial que marcou a passagem dos 40 anos da entidade. Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem aos ex-presidentes nacionais e também às presidentas e presidentes das Associações Estaduais. Além disso, foi anunciado o lançamento do documentário “ANADEP muito mais que 40 anos" e de um museu virtual com acervo histórico da entidade.
Além de representantes das Defensorias de todo o Brasil, também estiveram presentes representantes dos Três Poderes, sociedade civil e imprensa.
Sessão Especial
Já na quinta-feira (11), o Senado Federal realizou uma Sessão Especial com a presença de representantes das Defensorias Públicas de todo o Brasil, do Legislativo e Judiciário. O Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, abriu a sessão citando que a Defensoria Pública é um pilar essencial para o sistema de justiça. "Que este aniversário de 40 anos de sua Associação seja um momento de celebração, mas também de renovação do compromisso de cada defensora e cada defensor público com a sua missão de promover justiça, de promover justiça social. Que a ANADEP continue sendo um farol de esperança e um exemplo de luta pela garantia dos direitos humanos, pela inclusão social e pela defesa corporativa legítima no âmbito das instâncias da Defensoria Pública”, disse.
Após momentos de homenagens e debates sobre o fortalecimento da instituição e associação, Rivana Ricarte, presidente da ANADEP, entregou ao Ministro Edson Fachin e ao Presidente Rodrigo Pacheco um troféu em agradecimento ao Congresso Nacional e ao STF pelo apoio ao fortalecimento da Defensoria Pública.
Com informações da ANADEP