Notícias


Eleição define mais votado para Defensor Público-Geral do RN biênio 2024/2026

Com 66 votos, o atual Defensor Público-Geral, Clístenes Mikael de Lima Gadelha, foi o mais votado. O segundo colocado, o defensor público Vinicius Araujo, recebeu 37 votos.

10 de Novembro de 2023


Eleição define mais votado para Defensor Público-Geral do RN biênio 2024/2026

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) definiu nesta sexta-feira (10) a lista destinada à escolha do Defensor Público-Geral do estado para o biênio 2024/2026. Com 66 votos, o atual Defensor Público-Geral, Clístenes Mikael de Lima Gadelha, encabeçará a lista tríplice. O segundo colocado, o defensor público Vinicius Araujo, recebeu 37 votos.

Com a participação de todos os 101 defensores públicos aptos a votar, a eleição aconteceu de forma virtual pela primeira vez na história da instituição. Através de um sistema desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação da Defensoria Pública do Tocantis. Operado desde 2015, o sistema eletrônico de votação que será utilizado pela DPE/RN é referência também em outras Defensorias Públicas. Por meio da plataforma virtual, os defensores votam dentro do sistema com login e senha pessoais, intransferíveis e irrestritos, com todos os parâmetros de segurança assegurados.

O processo foi conduzido, presidido e apurado por uma Comissão Eleitoral que agora publicará a ata da eleição no Diário Oficial do Estado. Após publicação, a lista será encaminhada em até três dias úteis à Governadora Fátima Bezerra. A Governadora, então, irá dispor de 15 dias para decidir o novo Defensor Público-Geral do RN. Em caso de não pronunciamento dentro do prazo, será automaticamente investido do cargo o candidato mais votado.

O Conselho Superior dará posse, em sessão extraordinária, ao Defensor Público-Geral do Estado nomeado ou investido no cargo, em até trinta dias, prorrogável por igual período, a requerimento do interessado.


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte não utiliza cookies durante as sessões de uso. O sistema da informação em questão encontra-se totalmente de acordo com a lei 13.709 que dispõe sobre a proteção de dados pessoais na internet. Para mais informações, acesse as nossas políticas de privacidade.