A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) participou virtualmente da posse da promotora de Justiça Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira como nova procuradora geral de Justiça do Rio Grande do Norte. A solenidade foi realizada na tarde da sexta-feira (18) no modelo híbrido. O mandato de Elaine Cardoso como líder do Ministério Público do RN (MPRN) é de dois anos.
Elaine Cardoso é a primeira mulher a liderar o MPRN. Em virtude da pandemia de Covid-19, a solenidade de posse foi realizada no modelo híbrido, com a sessão do Colégio de Procuradores de Justiça do MPRN (CPJ) sendo realizada na plataforma Meet. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do MPRN no YouTube. O ex-procurador geral de Justiça Eudo Rodrigues Leite, que comandou o MPRN nos últimos 4 anos, agradeceu os apoios recebidos enquanto esteve à frente da instituição.
Elaine Cardoso já indicou quem será o procurador geral de Justiça adjunto na gestão dela: o também promotor de Justiça Glaucio Pinto Garcia, titular da Promotoria de Justiça de Jardim do Seridó e atualmente coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caop-Criminal).
"O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte está de parabéns pela posse da nova procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso, primeira mulher a assumir a gestão daquela instituição. Desejamos pleno êxito no novo biênio que se inicia ao tempo em que colocamos a Defensoria Pública à disposição para colaborar com a defesa da sociedade. Registro o nosso reconhecimento pela gestão eficiente concluída pelo então procurador geral, Eudo Leite", declarou o defensor público-geral do Estado, Marcus Vinicius Soares Alves.
Participaram ainda da solenidade, a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, desembargador Vivaldo Pinheiro, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Roberto Chaves, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, além dos presidentes da Associação de Magistrados do Rio Grande do Norte, Andreo Aleksandro Nobre Marques, e do presidente da Associação do Ministério Pública do Estado do Rio Grande do Norte, Juliana Limeira Teixeira. A solenidade contou também com a presença de autoridades de todo o Estado, procuradores gerais de Justiça de outras unidades federativas, integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público e de representantes da classe política.