A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte reabriu o seu sistema de agendamentos para atendimentos. A população agora pode agendar de forma eletrônica atendimentos presenciais e virtuais para 2021 para o Núcleo de Primeiro Atendimento Cível de Natal através do site da instituição, www.defensoria.rn.def.br.
No sistema de agendamento, o cidadão irá informar o tipo de atendimento que deseja realizar, a ação que será proposta e automaticamente será indicado se o atendimento deverá ser presencial ou virtual. O sistema funcionará para os casos de primeiro atendimento, ficando a Central de Whatsapp disponível para orientações jurídicas, acompanhamento processual e demandas criminais.
A DPE/RN já havia trabalhado com o sistema de agendamento de atendimentos presenciais. No entanto, devido às restrições impostas pela pandemida da Covid-19, foi instituído um novo fluxo de abertura dos atendimentos no meio digital através de uma Central de Whatsapp. Com a reabertura gradual do órgão, em agosto, os atendimentos presenciais voltaram a ser agendados quando necessário, após triagem realizada pelo setor social. O acesso aos prédios da instituição está restrito e continua sendo obrigatório o uso de máscara de proteção facial.