A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) registrou mais de 900 atendimentos na área de violência doméstica e familiar nos primeiros sete meses de 2020 só na capital potiguar. Os dados são do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar de Natal e apontam que, só durante a pandemia causada pela Covid-19, mais de 500 mulheres procuraram a instituição em busca de direitos, seja abrindo processos ou em acompanhamento de casos já existentes.
De acordo com os dados da instituição, de janeiro a julho de 2020, foram realizados 902 atendimentos pelo Nudem/Natal. Durante a pandemia, foram 234 novos atendimentos e 288 acompanhamentos processuais de casos já existentes, totalizando 522 registros de vítimas que buscaram de seus direitos junto ao órgão. Os números refletem realidade semelhante ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados nos primeiros sete meses do ano 948 atendimentos, sendo 610 deles nos meses de março a julho.
Atenta ao contexto de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, em que as vítimas poderiam estar em maior convivência com seus agressores, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte fortaleceu sua rede de atendimento e ampliou os canais para que as vítimas pudessem acessar os seus direitos junto a instituição. Entre os canais abertos, estão linhas de Whatsapp exclusivas para atendimento das vítimas em Natal, Parnamirim e Mossoró.
A DPE/RN criou ainda em seu site, www.defensoria.rn.def.br, o espaço denominado “Juntas – Justiça e Atendimento para elas” que permite, através de um formulário específico, o acolhimento dos relatos e a abertura de atendimento para as vítimas de violência doméstica e familiar. As demandas enviadas pelo site são destinadas diretamente ao Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nudem) para que sejam analisadas e devidamente respondidas.
Ainda no site, o chat on-line da instituição permitia que as vítimas relatassem o motivo do atendimento já nas primeiras mensagens dando assim prioridade na fila de espera gerada pelo sistema. Todas as formas de atendimento criadas neste período foram pensadas para serem concretizadas de forma silenciosa, ou seja, para que as vítimas pudessem fazer suas denúncias ou ainda solicitar medidas protetivas sem que ficassem expostas no ambiente familiar.
SERVIÇO
Site da DPE/RN: www.defensoria.rn.def.br (chat on-line)
Formulário Juntas – Justiça e Atendimento para elas: abre.ai/juntas-justicaeatendimentoparaelas
Nudem/Natal: 9 9695.8936
Nudem/Mossoró: 9 9433.0172
Nudem/Parnamirim: 9 8162-3872