A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) iniciou nesta quinta-feira (13) a distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os núcleos de atendimento da instituição. A administração adquiriu quase 3 mil itens, entre eles termômetros para aferição de temperatura, máscaras de proteção individual e escudos faciais. Os atendimentos presenciais serão retomados na segunda-feira (17) mediante triagem pelos canais virtuais.
A retomada dos atendimentos presenciais atende cronograma publicado no Plano de Retomada Gradual das Atividades na instituição. Para garantir a segurança da população e dos servidores, estagiários, defensores e demais colaboradores que atuam nos núcleos, a administração enviou máscaras de proteção individual do tipo N-95 para aqueles que irão retomar o trabalho presencial e escudos faciais para os que ficarão no contato direto com o cidadão.
Cada núcleo de atendimento recebeu ainda termômetros infravermelhos para aferição da temperatura antes do ingresso nos prédios da instituição, a medida faz parte do novo fluxo de funcionamento orientado pelo plano. O documento prevê ainda uso obrigatório de máscaras de proteção individual por parte da população dentro do prédio da instituição, por isso, caso seja verificada a ausência do item será fornecida uma máscara descartável para uso durante o atendimento.
Os núcleos de atendimento foram equipados ainda com barreiras físicas nos guichês e na recepção, para minimizar o contato entre assistido e a pessoa que estiver realizando o atendimento. Como forma de auxiliar no distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde, foram confeccionados e distribuídos também adesivos indicando as distâncias de 1,5 metros a serem observadas entre as pessoas.