A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) realizou uma manhã de atendimento especial para as mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher celebrado no domingo, 08 de março. A ação aconteceu nesta sexta-feira (06), no Núcleo de Primeiro Atendimento, na Av. Senador Salgado Filho, 2868B, em Lagoa Nova.
Com um espaço decorado para recebê-las, as mulheres foram acolhidas com mensagens positivas e uma equipe montada especialmente para a ocasião, com assistentes sociais, psicólogas e defensores. A ação foi realizada pelo Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nudem) de Natal e teve como objetivo oferecer as mulheres um espaço de prioridade para realização de atendimentos visto que não era necessário o agendamento para participar da ação.
“Recebemos aqui mulheres que vivem em contexto de violência, seja ela física, psicológica, emocional ou financeira, e que precisam de ajuda para romper esse ciclo. Elas nos buscam com vários problemas em aberto na vida e nossa intenção é acolher e solucionar o que estiver ao nosso alcance”, explica a defensora pública Maria Tereza Gadelha, coordenadora do Nudem Natal.
Em 2019, o Nudem Natal realizou mais de 1.600 atos em favor de mulheres vítimas de violência, uma média de 30 por semana. Além das medidas protetivas, o atendimento da DPE/RN também orienta em ações do contexto familiar como divórcio, dissolução de união estável, guarda, pensão e regulação de visitas de filhos. “A grande maioria dos casos em que identificamos violência doméstica é de mulheres que vivem relacionamentos longos e que encontram dificuldades até mesmo financeiras para sair desse ambiente. Com essa atuação conseguimos ter efetividade na defesa da mulher e na reconstrução da vida delas”, registra a defensora.