Notícias


Defensoria Pública do RN assina termo de cooperação sobre atuação estratégica no STJ

Não informado

20 de Fevereiro de 2020


Defensoria Pública do RN assina termo de cooperação sobre atuação estratégica no STJ

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) assinou um termo de cooperação com as Defensoria Públicas de todo o país sobre a atuação estratégica junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O documento foi assinado nesta terça-feira (18), em Brasília, durante a inauguração das novas instalações da representação do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) e das defensorias do Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul na capital federal.

Com a assinatura do termo, as defensorias de todos os estados terão a possibilidade de atuar em bloco perante a corte superior em demandas de grande repercussão, na condição de Amicus Curiae ou similar. 

“O documento se faz necessário como forma de compatibilizar a atuação das defensorias públicas no âmbito do STJ, que firmou posicionamento no sentido de somente permitir a atuação de instituições na condição de amicus curiae, por exemplo, quando atuassem em bloco. A partir de então, poderemos efetivamente intervir em processos que sejam interessantes e estratégicos para a instituição”, registra o Defensor Público-Geral do Rio Grande do Norte, Marcus Vinicius Soares Alves.

No documento, as Defensorias Públicas se comprometem ainda a designar um defensor para ficar à frente dessa atuação e fornecer dados, estatísticas, documentos e demais informações relevantes às matérias.


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte não utiliza cookies durante as sessões de uso. O sistema da informação em questão encontra-se totalmente de acordo com a lei 13.709 que dispõe sobre a proteção de dados pessoais na internet. Para mais informações, acesse as nossas políticas de privacidade.