Notícias


Pesquisa indica 78% da sociedade aprovando atuação da Defensoria Pública

Não informado

04 de Dezembro de 2019


Pesquisa indica 78% da sociedade aprovando atuação da Defensoria Pública

As Defensorias Públicas de todo o país são aprovadas por 78% da sociedade. A constatação foi feita em uma pesquisa divulgada pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os dados constam no “Estudo Sobre a Imagem do Poder Judiciário Brasileiro”, lançado nacionalmente nesta semana.


Os 78% de aprovação, o maior índice obtido na avaliação feita pela sociedade, mostram que as pessoas entrevistadas consideram a atuação da Defensoria como “ótima + boa” ou “regular”. A Defensoria também é líder na análise de sua atuação feita por advogados: 86% desses profissionais do Direito consideram a Defensoria “ótima + boa” ou “regular”. O Estudo ainda destaca a Defensoria Pública como a instituição do sistema de Justiça com maior índice de confiança entre os cidadãos e cidadãs: 59%. 


“Os dados apresentados nos fazem crer que a Defensoria Pública segue a passos largos no caminho de levar cidadania à população hipossuficiente de recursos financeiros. E a avaliação positiva pela sociedade evidencia que o Sistema de Justiça está se fortalecendo com o empenho dos defensores e defensoras públicas nas defesas individuais e coletivas dos mais necessitados, com destaque para a proteção das minorias e grupos sociais vulneráveis”, disse o defensor público-geral do Rio Grande do Norte, Marcus Vinicius Soares Alves, ao avaliar o destaque da Defensoria Pública no estudo.


Conforme informações da AMB, o Estudo foi realizado pela FGV-Rio e pelo sociólogo e cientista político Antônio Lavareda. A coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2018 a outubro de 2019 ouvindo mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos, em todas as regiões do País.


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte não utiliza cookies durante as sessões de uso. O sistema da informação em questão encontra-se totalmente de acordo com a lei 13.709 que dispõe sobre a proteção de dados pessoais na internet. Para mais informações, acesse as nossas políticas de privacidade.