Notícias


DPE/RN realiza ação dentro da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Não informado

28 de Novembro de 2018


DPE/RN realiza ação dentro da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte realizou, nesta segunda-feira (26), uma palestra para estudantes da rede pública de ensino sobre o enfrentamento à violência doméstica. A atividade faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e aconteceu na Escola Profº Felipe Guerra, em Petrópolis.

O bate-papo com estudantes foi conduzido pela defensora pública Maria Tereza Gadêlha Grilo, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica (Nudem) da Defensoria Pública em Natal. O evento aconteceu logo após o dia 25 de novembro, data em que o mundo celebra o “Dia Internacional de não-violência contra a mulher”.

Origem

Os 16 dias de ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo, segundo a ONU Mulheres Brasil. Cerca de 150 países participam da campanha que contou com a adesão do Brasil em 2003.

As atividades acontecem entre os dias 25 de novembro a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Outra data celebrada no período é o dia 06 de dezembro, intitulado Dia do Laço Branco. A data marca a passagem de um episódio registrado em 1989, quando um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral, Canadá. Ele ordenou que os homens se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: "vocês são todas feministas?!", ele começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres, à queima roupa.


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte não utiliza cookies durante as sessões de uso. O sistema da informação em questão encontra-se totalmente de acordo com a lei 13.709 que dispõe sobre a proteção de dados pessoais na internet. Para mais informações, acesse as nossas políticas de privacidade.