O Rio Grande do Norte ganhou formalmente neste sábado (18) a sua primeira turma de Defensoras Populares. A formação aconteceu com a conclusão do curso "Defensoras Populares" realizado pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte. A solenidade contou com a participação de convidados e aconteceu no Sede Administrativa do órgão, na Ribeira.
O curso foi oficialmente lançado em Abril deste ano e iniciou suas aulas em Maio. Foram realizados oito módulos exclusivamente para mulheres com noções de direito e de cidadania. "O objetivo é que as mulheres formadas e certificadas possam ser multiplicadores desse conhecimento em seus ambientes de trabalho, de convivência familiar e promover essa mudança aonde elas mais precisam", registrou o Subdefensor Público-Geral do Estado, Clístenes Mikael de Lima Gadelha.
O encerramento do curso contou com uma palestra da defensora pública Firmiane Venâncio, da DPE/BA, convidada a falar sobre a importância que as defensoras populares passaram a ter em Salvador. "Elas não só se formaram em nossas aulas, mas se formaram nas ruas, ouvindo as demandas das vizinhas, compartilhando histórias e hoje nós recebemos algumas delas de volta solicitando mais informações e orientação para conseguir atender as outras mulheres", registrou a defensora.
O projeto "Defensoras Populares" é realizado pelos Núcleos Especializados de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar e de Educação em Direitos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, coordenados na época, respectivamente, pelas defensoras Ana Lucia Raymundo e Anna Karina Freitas.