A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte recebeu, nesta sexta-feira (17), a defensora pública do estado da Bahia, Firmiane Venâncio, para uma palestra sobre a importância da resolução extrajudicial dos conflitos no âmbito da violência doméstica. O evento aconteceu na Sede Administrativa do órgão e foi voltado para defensores e estagiários de Direito da instituição.
O momento teve início com uma apresentação teatral acerca da violência contra mulher. Após a encenação o Defensor Público-Geral do Estado do RN, Marcus Vinicius Soares Alves, destacou a importância de reunir os defensores para discutir novas soluções para esse tipo de conflito. A defensora-palestrante faz parte do Núcleo Especializado na Defesa da Mulher (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado da Bahia e tem uma trajetória ativa no combate à violência contra a mulher.
Durante a palestra foram debatidas questões que vão além da agressão física à mulher, como as de ordem simbólica e psicológica. “É difícil identificar as nuances de uma mulher que sofre violência doméstica, mas o uso de ‘perguntas-chaves’ são essenciais para isso’’, explica a defensora Firmiane. Além disso, de acordo com a defensora, outro modo de ajudar a identificar essas mulheres é através do trabalho em conjunto dos defensores com as psicólogas e assistentes sociais.
Propositoras do evento, as defensoras públicas Ana Lúcia e Anna Karina Freitas encerram suas passagens como coordenadoras respectivamente dos Núcleos de Defesa da Mulher Vítima de Violência e de Educação em Direitos da DPE/RN. No próximo sábado (18), a defensora Firmiane Venâncio participará ainda como palestrante do encerramento do I Curso Defensoras Populares promovido pela Defensoria Pública do RN.