A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) realizou nesta sexta-feira (27) a 13ª edição do programa “Mulher Viver com Dignidade” na cidade de Santana do Seridó com um verdadeiro mutirão de serviços. O evento contou ainda com palestras das defensoras públicas em fábricas e facções de costura, inauguração de uma sala lilás e audiência pública.
Entre os serviços prestados, foi ofertada a emissão de 300 RGs, CPFs, exames ginecológicos e de mama, aferição de pressão e glicemia, exames para detecção de DSTs e oficinas de costura e fabricação de vassouras a partir de material reciclado. “Nós estamos aqui para mostrar a essas pessoas que elas podem viver com dignidade, em especial as mulheres que ainda vivem sob uma cultura machista de opressão. Elas não estão sozinhas nessa luta, a defensoria e outros órgãos públicos olham por elas e querem ajuda-las a viver melhor”, explicou a defensora pública Ana Lucia Raymundo, coordenadora do projeto.
Outro pronto alto da programação, foi a realização de mini palestras nas fábricas e facções de costura da cidade realizadas pelas defensoras públicas que falaram sobre os direitos das mulheres e importância de romper ciclos de violência. Ainda durante a manhã, a Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou uma Sala Lilás para atendimento especial de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “Sempre que acompanhamos a Defensoria com essa projeto para outras cidades fazemos alguns pedidos ao poder executivo e um deles é a construção desse espaço para acolhimento e orientação para as mulheres”, explicou a deputada estadual Cristiane Dantas, representando a Frente Parlamentar da Mulher.