A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) realizou, na manhã desta quarta-feira (21), uma capacitação para os membros do projeto “Maria da Penha vai à Escola”. O encontro aconteceu no auditório da Sede Administrativa, na Ribeira, e contou com a presença de cerca de 60 pessoas vindas de 11 municípios potiguares.
O projeto Maria da Penha vai à Escola é realizado pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM/RN) e conta com o apoio da Defensoria Pública do Estado. A iniciativa leva palestras e ações educativas para as escolas públicas tratando sobre a questão da violência doméstica e feminicídio através da divulgação da Lei Maria da Penha. A capacitação foi oferecida pela secretária titular da SPM/RN, Flávia Lisboa, e pela defensora pública Ana Lucia Raymundo Dover, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência. A defensora pública Disiane Costa, coordenadora do Nudem em Parnamirim, também participou do encontro.
Entre outros assuntos, foi abordada a questão das medidas protetivas para as mulheres violentadas, registrando as dificuldades no cumprimento das mesmas e como analisar casos assim no ambiente em que estamos. “Muitas vítimas não acreditam que o seu companheiro pode chegar a matá-las e acabam abrindo mão dos devidos cuidados, como por exemplo, mudar o caminho de volta pra casa. Podemos orientar essas mulheres, acolher seus medos e quem sabe evitar um desastre maior”, registrou a defensora pública Ana Lucia Raymundo.