Notícias


Os itens de higiene pessoal serão distribuídos para mulheres em situação de rua através do Consultório de Rua

Não informado

26 de Setembro de 2017


Os itens de higiene pessoal serão distribuídos para mulheres em situação de rua através do Consultório de Rua

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, através do Núcleo de Defesa da Saúde, entregou nesta segunda-feira (25) parte do material arrecadado na campanha Saúde e Dignidade. Os itens de higiene pessoal serão distribuídos para mulheres em situação de rua através do Consultório de Rua, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Durante a campanha, foram arrecadadas centenas de itens de higiene pessoal a serem distribuídos para essas mulheres a fim de lhes devolver a dignidade e assegurar a higiene pessoal íntima. “Tomamos conhecimento de que elas utilizavam meios não adequados para cuidar da sua higiene íntima e que poderiam acarretar problemas de saúde. Como a informação chegou até nós a partir de grupos da igreja decidimos entregar a eles metade do material arrecadado”, explica a defensora pública Fabrícia Gaudêncio, coordenadora da campanha.

“Sempre temos necessidade desses itens de higiene pessoal no consultório de rua. Eles são uma forma de assegurar a saúde, a dignidade e a ainda nos ajudam a atrair a atenção dessas mulheres para a importância de se cuidar, proteger e prevenir. Quando elas chegam ao consultório nós conseguimos convencê-las a realizar, por exemplo, um exame preventivo”, registra a secretária municipal de saúde de Natal, Saudade Azevedo.

Consultório de Rua

Retomado em maio de 2014 após passar dois anos suspenso, o projeto Consultório na Rua, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem como foco de atuação resgatar a cidadania e dignidade de pessoas em situação de rua por meio do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são três equipes que atuam em todas as regiões da Capital e acolhem uma média de 300 pessoas em Natal.


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte não utiliza cookies durante as sessões de uso. O sistema da informação em questão encontra-se totalmente de acordo com a lei 13.709 que dispõe sobre a proteção de dados pessoais na internet. Para mais informações, acesse as nossas políticas de privacidade.