A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, através do Núcleo de Defesa da Saúde, entregou nesta segunda-feira (25) parte do material arrecadado na campanha Saúde e Dignidade. Os itens de higiene pessoal serão distribuídos para mulheres em situação de rua através do Consultório de Rua, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal.
Durante a campanha, foram arrecadadas centenas de itens de higiene pessoal a serem distribuídos para essas mulheres a fim de lhes devolver a dignidade e assegurar a higiene pessoal íntima. “Tomamos conhecimento de que elas utilizavam meios não adequados para cuidar da sua higiene íntima e que poderiam acarretar problemas de saúde. Como a informação chegou até nós a partir de grupos da igreja decidimos entregar a eles metade do material arrecadado”, explica a defensora pública Fabrícia Gaudêncio, coordenadora da campanha.
“Sempre temos necessidade desses itens de higiene pessoal no consultório de rua. Eles são uma forma de assegurar a saúde, a dignidade e a ainda nos ajudam a atrair a atenção dessas mulheres para a importância de se cuidar, proteger e prevenir. Quando elas chegam ao consultório nós conseguimos convencê-las a realizar, por exemplo, um exame preventivo”, registra a secretária municipal de saúde de Natal, Saudade Azevedo.
Consultório de Rua
Retomado em maio de 2014 após passar dois anos suspenso, o projeto Consultório na Rua, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem como foco de atuação resgatar a cidadania e dignidade de pessoas em situação de rua por meio do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são três equipes que atuam em todas as regiões da Capital e acolhem uma média de 300 pessoas em Natal.