Notícias


DPERN e MPRN realizam visita técnica ao Espaço Multiterapias da Unimed Natal

Defensora e promotores conheceram estrutura ofertada no bairro de Candelária

07 de Fevereiro de 2024


DPERN e MPRN realizam visita técnica ao Espaço Multiterapias da Unimed Natal

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizaram na manhã desta terça-feira (6) uma visita técnica ao Espaço Multiterapias da Unimed Natal. A visita teve como objetivo averiguar as dinâmicas para atendimento a usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no espaço inaugurado pelo plano de saúde em novembro de 2023.

A visita percorreu parte dos quase mil metros quadrados de área do espaço, localizado no bairro da Candelária, que oferece atualmente sete tipos diferentes de terapias e, segundo a Unimed, tem capacidade para atender até 150 crianças. Participaram da visita os promotores de Justiça Sérgio Sena e Alexande Cunha Lima, titulares da 29ª e 49ª Promotorias de Justiça, que têm atribuição na Defesa dos Direitos do Consumidor; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania do MPRN, promotora de Justiça Iveluska Lemos, e a Defensora Pública Cláudia Queiroz, coordenadora do Núcleo de Saúde da DPERN.

Durante a visita, os diretores do plano de saúde apresentaram ainda o projeto arquitetônico para instalação de um espaço semelhante que será ofertado na zona Norte de Natal. De acordo com as informações, o segundo espaço multiterapias terá capacidade para atender até 250 crianças, mas não foi apresentado prazo para início das operações. Ainda de acordo com os dados da Unimed Natal, atualmente 2.933 pacientes atendidos pelo plano no Rio Grande do Norte fazem uso de terapias especiais, seja na rede própria ou em um dos 22 serviços credenciados como rede aberta.

Em 2023, DPERN e MPRN já haviam realizado uma visita ao Núcleo de Terapias Especiais da Unimed. As informações fazem parte de um procedimento instaurado após a unidade ministerial receber muitas reclamações sobre possível deficiência na qualidade dos serviços prestados por planos de saúde através de suas redes credenciadas no atendimento a crianças e adolescentes com autismo. Além da Unimed, a Defensoria Pública e o Ministério Público também realizaram em 2023 outras três inspeções em serviços que ofertam terapias especiais.


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte não utiliza cookies durante as sessões de uso. O sistema da informação em questão encontra-se totalmente de acordo com a lei 13.709 que dispõe sobre a proteção de dados pessoais na internet. Para mais informações, acesse as nossas políticas de privacidade.