Notícias


Defensor Público Geral do Estado para o biênio 2024/2026 é empossado

Solenidade aconteceu no hotel Holiday Inn e contou com a presença de autoridades

10 de Janeiro de 2024


Solenidade aconteceu no hotel Holiday Inn e contou com a presença de autoridades

Na noite desta quarta-feira (10), o Defensor Público Geral em exercício, Marcus Vinicius Soares Alves, em nome do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, empossou Clístenes Mikael de Lima Gadelha como Defensor Público Geral do Estado para o biênio 2024/2026.

Abrindo as saudações, o Defensor Público Alexander Diniz da Mota Silveira discursou representando o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN). “Destaco a conquista dos órgãos auxiliares da Defensoria Pública do Estado: secretarias, coordenadorias, assessorias, assistências, com o incremento do número de servidores especializados e atentos às necessidades da administração superior, dos defensores e dos colaboradores”, falou.

Em seguida, representando o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (CONDEGE), a Defensora Pública Geral do Ceará, Sâmia Costa Farias Maia, saudou o Defensor Público Geral empossado. “Você tem um comprometimento com a justiça. Seus valores éticos e a sua dedicação o tornam a pessoa mais apta para comandar a Defensoria do Rio Grande do Norte”, afirmou.

A presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos também parabenizou o Defensor Geral do Estado. ”Os desafios no próximo biênio não serão menores do que os enfrentados até aqui, mas tenho convicção que serão vencidos pela gestão do colega Clístenes e de sua equipe, que servirá de impulsionamento para o fortalecimento institucional”, disse Rivana Barreto Ricarte.

A Governadora Fátima Bezerra lembrou da importância do papel exercido pela Defensoria. “Estamos aqui homenageando uma instituição muito importante para o Estado Democrático de Direito pelo que ela representa: uma instância comprometida com a luta por direitos e cidadania. Hoje, a Defensoria está presente em cerca de 90% do estado, isso significa trazer mais cidadania para  a nossa população. A Defensoria tem, por vocação, cuidar dos direitos dos mais oprimidos e desprotegidos”

Em seu discurso de posse, o Defensor Geral Clístenes Mikael de Lima Gadelha ressaltou a importância de manter o trabalho realizado pela Defensoria. “A grande verdade é que há muito a ser feito. Devemos fortalecer, mais ainda, a defesa dos grupos sociais vulneráveis, das mulheres, dos idosos, crianças, indígenas, quilombolas e adolescentes, população em situação de rua, comunidade LGBTQIA+, viabilizando que essas pessoas ocupem espaços de direito na sociedade”, declarou.

Clístenes ainda reconheceu as conquistas e a evolução em números dos serviços prestados pela Defensoria Pública. “Em 2023, o aumento dos atendimentos foi de 60% em relação ao ano anterior, e fizemos um total de 391.138 procedimentos”, citou.

 

Autoridades

Também participaram da cerimônia outras autoridades, como o Corregedor Geral da DPERN, Bruno Henrique Magalhães Branco; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do RN, Desembargador Glauber Rêgo; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Jales; o representante do Ministério Público do RN, Promotor Giovanni Rosado Diógenes; a Controladora Geral do Estado, Luciana Daltro; a Defensora Pública-Chefe substituta da união, Carla Cine; o Procurador Geral do Estado, Antenor Roberto Soares; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Expedito Ferreira de Souza, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, Aldo Medeiros; além de representantes da Prefeitura do Natal, UFRN e UERN.

 

Quem é Clístenes Gadelha

Defensor Público de carreira desde 2008, Clístenes Gadelha será reconduzido ao cargo que exerceu durante o biênio 2022/2024. O Defensor Geral do RN é natural de Alexandria e se formou em Direito pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Ao longo da carreira como defensor acumula experiências na área cível e possui passagens em outros cargos administrativos desta instituição como Corregedor Geral e Subdefensor Público Geral.


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte não utiliza cookies durante as sessões de uso. O sistema da informação em questão encontra-se totalmente de acordo com a lei 13.709 que dispõe sobre a proteção de dados pessoais na internet. Para mais informações, acesse as nossas políticas de privacidade.