Defensores Públicos participam de Curso Prático sobre Criminalística em Natal

redação - sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN), em mais um evento proposto pelo seu Núcleo Especializado do Tribunal do Júri (Nujur), promoveu o Curso Prático de Criminalística para Defensores Públicos. Iniciado nesta quinta-feira (28), no Holiday Inn, em Natal, o evento contou com a presença de defensores, estagiários, residentes e servidores da instituição.

Ministrado pelo defensor público Dayan Saraiva de Albuquerque, da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO), o curso é dividido em três módulos: local de crime, balística e DNA. O defensor, que já foi delegado de polícia, apresentou conceitos e noções gerais sobre os pilares da Criminalística, aprofundando o conhecimento com o estudo de casos concretos.

A coordenação do Núcleo do Júri verificou a importância da capacitação para a atuação dos defensores no júri e em toda a atuação criminal. “Para defensores públicos atuando em defesa criminal é extremamente importante saber realizar análise adequada de laudos, questionamentos e proposituras de quesitos, tudo isso visando trazer maiores informações para o processo. Em contato com colegas de carreira, percebi que conhecimentos sobre locais de crime, balística, exames químicos, precisam ser reforçados para oferecer mais uma ferramenta na nossa adequada atuação”, explicou o defensor.