IV Seminário do Defensor Público debate Plea Bargain e atuação em saúde mental

imprensa - terça-feira, 14 de Maio de 2019

A Semana do Defensor Público 2019 oficialmente teve início nesta segunda (13) com o IV Seminário do Defensor Público. O evento voltado para defensores, estagiários e servidores da DPE/RN, contou com as palestras dos defensores públicos Emanuel Queiroz Rangel (RJ) e Geana Cruz de Assis e Silva (ES).

Plea Bargain: museu de novidades’ foi a palestra proferida pelo defensor público Emanuel Queiroz Rangel, que tratou sobre o instrumento jurídico proposto pelo pacote anticrime, do Ministro Sérgio Moro, e as implicações que tal tipo de acordo pode ter no sistema judiciário. Além disso, abordou sua experiência na DPE/RJ e o papel do defensor na atual conjuntura brasileira.

A segunda palestra, ministrada pela defensora pública do ES Geana Cruz, tratou sobre ‘Integração e inclusão: um olhar sobre a atuação na Defensoria em saúde mental’. A defensora trouxe um pouco da sua vivência na Defensoria do Espírito Santo, onde desenvolveu um projeto que integra a DPE/ES com a rede de atendimento à saúde mental do Município de Vila Velha. “Saúde mental tem que ser uma preocupação de todos, tem que ser preocupação da Defensoria. É preciso escutar e respeitar as vozes de quem nos procura por mais pequenas que sejam”, concluiu.