I Concurso de Redação da DPE/RN anuncia redações vencedoras

redação - quinta-feira, 28 de Novembro de 2019

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) divulgou o resultado do I Concurso de Redação para estudantes da rede estadual de ensino. O concurso, realizado por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUDEM), premiará as três melhores redações inscritas e contou com a participação de alunos do 3º ano do Ensino Médio incluindo Educação de Jovens e Adultos.

Em sua primeira edição, o tema escolhido foi “A Lei Maria da Penha pode ajudar a reduzir o problema da violência doméstica e familiar contra a mulher”. O objetivo foi despertar nos estudantes o interesse pela promoção e a defesa dos direitos das mulheres, principalmente em casos de violência doméstica e familiar, contribuindo para a formação cidadã dos alunos. Antes da etapa de produção das redações, as escolas participantes receberam palestras sobre o tema dentro do projeto “Maria da Penha Vai às Escolas”.

A redação vencedora é assinada pela aluna Brunna Acacia da Silva Dantas, estudante da Escola Estadual Ferreira Itajuba que atingiu média 9,5. A segunda colocada foi a aluna Ana Beatriz Arcanço Bezerra de Oliveira, do Centro de Educação Profissionalizante Profº João Faustino Ferreira, com média 9,4. A terceira colocada foi Danielly Souza de Vasconcelos, da Escola Estadual Prof Francisco Ivo Cavalcanti, com média 9,3.

As redações inscritas no concurso passaram por duas etapas de avaliação, sendo a primeira na própria escola em que os alunos estudam e a segunda correção feita por uma Comissão Julgadora. Os alunos vencedores receberão uma premiação a ser entregue durante uma solenidade com data a ser definida.