Defensor Público-Geral do RN apresenta balanço ao Governador Robinson Faria

imprensa - sexta-feira, 28 de Dezembro de 2018

O Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, recebeu nesta quarta-feira (27), o atual Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Vinicius Soares Alves. Em pauta, os gestores discutiram projetos que modernizaram a instituição nos últimos anos e permitiram a ampliação dos atendimentos em mais de 15% considerando o comparativo deste ano com o ano anterior.

Atualmente, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte conta com 64 defensores públicos estaduais, quase 70% a mais do que os 38 que existiam no início do governo de Robinson Faria. Nos últimos dois anos, a instituição saltou de nove núcleos de atuação para 13, chegando a cidades consideradas de grande volume populacional como Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos e Santa Cruz, com impacto direto na vida de cerca de 360 mil potiguares.

A ampliação na quantidade de vagas ocupadas do quadro e de núcleos de atendimento veio registrada no aumento de 15,86% nos procedimentos realizados pela instituição em relação a todo o ano de 2017. De acordo com os dados, até novembro de 2018 foram realizados 133.434 procedimentos – entre atendimentos de defensores, assistentes sociais e psicólogos. O principal aumento foi registrado na área cível que registrou, durante os onze meses, 96.916 procedimentos, frente a 73.325 realizados no ano anterior. 

"Estamos registrando um momento de expansão importante e que só pôde ser trilhado com o auxílio e o reconhecimento do Governo. Mas ainda há um longo caminho pela frente. A Defensoria Pública do RN tem quadro para 102 defensores, estamos com vagas a serem preenchidas e um concurso com vigência prorrogada até 2020. Os números mostram a importância do papel social da instituição, principalmente em momentos de crise e temos muito a oferecer ao povo potiguar", registra o Defensor Público-Geral do RN, Marcus Vinicius Soares Alves.